Serviços

ADP Direitos

Programa de atendimento ao associado para assistência ao acesso aos direitos que possui em sociedade na atualidade. Pode se citar:
1) Orientação e auxilio na montagem e acompanhamento de processos de Passe Livre Intermunicipal e Interestadual;
2) Orientação, auxilio na montagem de processos, avaliação, recebimento e entrega de credenciais de Passe Livre Municipal;
3) Orientação, organização de documentação, acompanhamento da emissão e entrega de Credencial de Estacionamento em vagas reservadas para pessoas com deficiência;
4) Orientação, organização de documentação para Isenção de IPI, ICMS e IPVA para compra de veículos novos, cadastramento de solicitação nos portais SISEN (Receita Federal) e SIARE (Receitas Estadual/MG) e acompanhamento do processo de avaliação para concessão.
5) Orientação quanto a CNH para pessoa com deficiência e marcação de exame no DETRAN especializado em BH.
6) Serviços e protocolos no portal MEU INSS para associados.

ADP Trabalho

Serviço de encaminhamento ao mercado de trabalho de associados que possuam condições para o trabalho devidamente cadastrados a partir de seus currículos. Nesse trabalho a ADP não realiza processos seletivos, mas atua como ponte entre as empresas parceiras, que necessita contratar o PCD, e os usuários. Cadastre seu currículo no balcão da ADP ou envie para: contato@adpparacatu.com.br.

Conectando

Acreditamos que as conexões nos ajudam a levar nossa voz mais longe, por isso temos um canal aberto para dialogar com os diversos públicos e compartilhar saberes e experiencias. Em toda a sua história, a ADP se manteve a disposição para falar sobre o contexto social que envolve a pessoa com deficiência no município de Paracatu, em um contexto de conscientização, mobilização e inclusão. Desde 2017, o ADP Conscientiza vinha proporcionando eventos, debates, bate papos, participações em outras iniciativas e ações desenvolvidas com a intenção de ampliar os espaços de fala da comunidade PCD. No entanto, a pandemia e todo o consequente distanciamento social colocou essas atividades em risco, fazendo com que fosse difícil a retomada.

Assistência Jurídica

Serviço de encaminhamento e acompanhamento de casos jurídicos que incluem acesso ao direito da pessoa com deficiência. Através da parceria com o Núcleo de Práticas Jurídicas do Centro Universitário Atenas, os casos são avaliados e a equipe da ADP acompanha o processo até a finalização das demandas.

Junta Reguladora de Cuidados da Pessoa com Deficiência

Atendimento junto ao Centro Especializado em Reabilitação (APAE/UNAÍ) para a concessão de equipamentos assistivos, a exemplo de cadeiras de rodas, cadeiras de banho, calçados e palmilhas, próteses de membros inferiores, bolsas de colostomia, etc. O atendimento envolve protocolo de solicitações, agendamento de avaliações, transporte para oficinas ortopédicas e acompanhamento desde a solicitação até o recebimento do equipamento via SUS.

Central de equipamentos

Serviço de empréstimo de equipamentos assistivos (cadeiras de rodas, cadeiras de banho, muletas, andadores e camas hospitalares) por tempo determinado, tanto para associados como para comunidade externa, que por algum motivo necessita dos equipamentos por um período de tempo especifico.

Garantia e defesa dos direitos

Serviço de defesa dos direitos da pessoa com deficiência através da representatividade nos Conselhos Municipais e se dá dentro ordinárias ou extraordinárias dos seguintes conselhos:
- Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência;
- Conselho Municipal de Saúde;
- Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente;
- Conselho Municipal de Trânsito e Transporte Público; - Conselho Municipal de Esporte e Lazer;

Central de Libras

O objetivo geral é promover o acesso das pessoas com deficiência aos serviços públicos e privados oferecendo os recursos necessários para que essa acessibilidade aconteça. Nesse caso, a comunicação em Libras é essencial para instituições interessadas na acessibilidade de Pessoas Surdas e com deficiência auditiva que fazem uso da Libras como meio principal de comunicação.