IFTM – Campus Paracatu

Ter um sistema informatizado que auxiliasse o cotidiano da equipe de trabalho sempre foi uma demanda urgente da Associação das Pessoas com Deficiência que pode se tornar realidade no segundo semestre de 2023, graças a parceria com o Instituto Federal do Triangulo Mineiro – Campus Paracatu.

A ADP é uma instituição que cuida do fluxo de inúmeros processos, tratando dados de cerca de 1.350 associados e, em média, 783 atendimentos mensais (média dos 8 primeiros meses de 2023). Com isso, o acesso a dados com maior facilidade e rapidez constituía uma necessidade há muitos anos. Isso porque informações filtradas melhoram o trabalho da equipe, que pode atender o usuário com mais precisão e participar de trabalhos e levantamentos no âmbito do município de Paracatu.

Com a implantação do Sistema de Cadastro Eletrônico de Pessoas com Deficiência (SISCADE), a instituição está armazenando informações cadastrais de seus associados, digitalizando documentos e levando para o meio digital todo o cadastro físico. No cotidiano de atendimentos isso significa mais fluidez para oferecer aos usuários respostas mais rápidas e assertivas sobre seus processos junto à ADP.

O sistema também é capaz de gerar relatórios que são o resultado de filtros como quantidade, idade, gênero, fonte de renda, raça, nível de escolaridade, família, endereço, etc. Esses relatórios são um avanço para as parcerias e solicitações que a instituição recebe sobre o perfil da pessoa com deficiência residente na cidade de Paracatu, tendo em vista a falta de levantamentos sobre esses usuários a nível municipal.

A equipe de trabalho foi constituída por colaboradores da ADP e servidores do IFTM – Campus Paracatu, onde foram apresentados principais gargalos referentes a levantamento de dados, que era feito de forma manual ou com ferramentas básicas do pacote office. Na sequência, o instituto pode apresentar o modelo de um sistema utilizado em outras parcerias que sofreu algumas modificações para atender as demandas da ADP.

A parceria, inclusive tem outras etapas previstas para acontecer. Inicialmente, a equipe de trabalho desenvolveu e está cadastrando as pessoas associadas da instituição. Tendo finalizado essa etapa, outras duas estão previstas para serem implantadas, relacionadas a fluxos de processo e funções administrativas da instituição.

Para a Associação das Pessoas com Deficiência de Paracatu parcerias como esta são fundamentais para que a instituição cresça de forma sustentável, organizando-se internamente para que os desafios futuros sejam enfrentados com mais tranquilidade, rapidez e assertividade. Somos gratos a disponibilidade da equipe do IFTM – Campus Paracatu, em especial ao Coordenador de Pesquisa e Inovação Cesar Francisco de Moura Couto e o Diretor de Ensino Gustavo Alexandre de Oliveira Silva por toda dedicação e apoio para que o SISCADE fosse uma realidade. Nossos agradecimentos aos envolvidos, por permitirem e apoiarem, através de ações como essa, que instituições do terceiro setor se desenvolvam, se fortifiquem e iniciem hoje, ações para um futuro melhor.